Dicas Gerais

Sistema de freio do carro: dicas de manutenção e troca

Manuteção do Freio
0

O sistema de freio do carro é essencial para o funcionamento e segurança do carro. Necessita de um olhar mais atento quando trata-se de sua manutenção e, por isso, é muito importante saber onde trocar a pastilha de freio do carro. Desse modo, a Carflix separou dicas importantes para quando for necessário trocar algum item do freio do carro. Confira!

Como funciona o freio do carro? 

Os tipos de freio de carro variam de acordo com o modelo e ano de fabricação, por isso, é necessário ter conhecimento do freio que seu carro utiliza, para que não haja eventuais dores de cabeça, são eles:

Freio a tambor:

O sistema obsoleto de freio, em suma, funciona a partir de lonas que tem a função de parar o carro a partir do atrito. O sistema é desprovido de tecnologias virtuais, por isso, é utilizado em modelos de fabricação mais antiga que tornava-se mais suscetível a pequenas falhas em caso de freada brusca.

Freio a disco:

Resumidamente, o freio a disco funciona com o uso de pastilhas que causam o atrito que faz o carro parar. Essas pastilhas necessitam de atenção redobrada para sua troca e para que não se desgastem além do esperado. Ao menor sinal de mau funcionamento do freio, o carro deve ser levado diretamente ao mecânico!

A utilização do freio a disco possibilitou a criação de tecnologias como os sistemas ABS, ESC e EBD. 

O sistema ABS (Anti-lock Breaking System) evita o derrapamento dos pneus quando há um freagem brusca, as rodas param, mas não travam. O sistema ABS tornou-se obrigatório no Brasil a partir de 2014.

O sistema ESC (Eletronic Stability Control) realiza o controle de estabilidade eletrônico a partir de sensores que detectam o tipo de curva na trajetória realizada. A partir do laudo imediato, o ESC faz o liberamento ou freamento das rodas, para que não haja risco de capotamento.

No sistema EBD (Eletronic Breaking Distribution) de distribuição eletrônica dos freios, o sistema realiza a distribuição igualitária nas rodas, para quando há maior peso de um lado do automóvel, evitando divergências que comprometam o funcionamento dos freios. O sistema é um complemento do ABS.

Como aumentar a vida útil dos componentes do freio?

Motoristas que dirigem com uma certa cautela, ausente de grandes velocidades e freagens pesadas, prolongam a vida útil das pastilhas e demais componentes do freio. Uma boa dica é também a utilização do freio motor, para que não haja desgaste desnecessário às pastilhas. 

Quais os valores para a manutenção dos freios?

Com relação às pastilhas e as lonas dos dois tipos de freio, que geram maior desgaste, para um carro popular, os valores para a troca de pastilhas fica em média R$ 100 (junto a mão de obra do mecânico). O valor varia de acordo com o modelo do veículo, a variação pode ser conferida com um mecânico de confiança ou por meio de apps que fazem o orçamento diretamente da plataforma e com mecânicos próximos a sua localização. 

Para quem tem um carro usado e deseja maior segurança, principalmente com os freios de maior tecnologia, um carro seminovo pode ser uma ótima opção! Com valores 15% abaixo em comparação aos carros 0 km acompanhado das mesmas tecnologias, além de economizar com manutenções recorrentes. A Carflix te ajuda a achar o modelo ideal, é a melhor opção para quem quer comprar ou vender carro, além de cuidar da parte burocrática e oferecer 1 ano de garantia da própria Carflix! Ficou interessado? Acesse https://www.carflix.com.br/

Business photo created by peoplecreations – www.freepik.com


Você também vai gostar
5 Carros Sedãs Mais Vendidos
5 Carros Sedãs mais vendidos do primeiro semestre de 2019.
Porta Malas
Dicas para organizar o porta malas do seu carro.