Vendendo Seu Carro

O que desvaloriza meu carro?

o que desvaloriza seu carro

Quanto vale seu carro usado? É importante saber o que influencia no ganho ou perda do valor do automóvel antes mesmo de procurar um comprador.

Você pode consultar aqui tudo o que precisa saber sobre a tabela FIPE, que calcula aproximadamente o preço do automóvel.

Apesar de fornecer um parâmetro adequado, ainda há muitas variações que devem ser levadas em conta. Confira abaixo algumas características que podem variar – e muito – o valor do seu carro:

  • Quilometragem

A regra aqui é simples: quanto mais quilômetros percorridos, mais desvalorizado o carro tende a ficar. Por esse mesmo motivo carros que foram utilizados para fins de trabalho ou em locadoras perdem muito valor por causa do uso excessivo.

  • Oferta e procura

Algumas marcas ou modelos têm mais procura do que outros, isso também depende da quantidade de vendas de um determinado veículo. O mercado de carros seminovos é um reflexo do mercado de carros novos. Dessa forma, um carro com pouca procura se torna mais barato para que a oferta continue atrativa.

  • Acessórios

A demanda por modelos que possuem bluetooth, som, ar condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, câmbio automático e outras tecnologias é maior. Isso desvaloriza os carros que não as possuem, seguindo a mesma lógica do tópico anterior.

  • Modelos novos

Se existem novos modelos de um veículo, há uma influência no valor final pois a procura pelo modelo atual será maior. Principalmente se a nova versão altera a estética do carro.

  • Manutenção

Outro dado importante é que, se as peças do carro são muito caras ou difíceis de encontrar, isso é um fator decisivo para o comprador. Carros que tendem a ter um alto valor de seguro também são afetados.

  • Condição do veículo

A condição que o veículo se encontra, desde a estética (riscos, batidas e qualquer desgaste) até toda a parte mecânica (freio, suspensão, motor, e assim por diante) é avaliada. É interessante guardar os recibos das revisões, para comprovar que está tudo em ordem.

  • Hábitos do motorista

O estado de conservação do veículo também depende muito do proprietário: se o motorista dirige com o pé na embreagem de forma excessiva, é fumante ou não conservou os bancos e tapetes do automóvel é provável que o preço caia. Isso pode acontecer com qualquer outro tipo de desgaste por falta de preservação.

Essas características devem ser avaliadas por um profissional no momento de compra e venda do veículo. Por isso, é importante poder contar com um mediador de confiança como a Carflix, que oferece inspeção personalizada e sugere um valor justo e adequado para o seu carro. Saiba mais em: https://www.carflix.com.br

(Foto de Deposit Photos)

Você também vai gostar
Comodidade e segurança: venda seu carro sem sair de casa
vender seu carro sem desvalorizá-lo
Quer vender seu carro sem desvalorizá-lo? Venda com a Carflix e receba até 20% a mais.