Dicas Gerais

Danos causados por combustível adulterado

Combustivel Adulterado
0

Com preços cada vez mais altos, encontrar combustível barato se torna cada vez mais difícil e alvo de desconfiança devido aos vários golpes envolvendo postos de gasolina. Por isso, neste artigo, iremos dar dicas de como não cair em falcatruas e evitar maiores danos causados por combustível adulterado. Confira! 

Fique atento!

 É essencial, em resumo, saber a capacidade do tanque de combustível do seu carro, esse dado pode ser encontrado no manual do veículo ou no computador de bordo. O tanque de um carro varia de acordo com seu tamanho, modelo e motor. Um carro de tamanho pequeno ou médio, tem capacidade para em média 50 a 70 litros visto que uma porcentagem é destinada para o modo reserva!

Golpes mais comuns:

Um golpe muito conhecido é a adulteração do combustível, geralmente, em combustível barato. São usados solventes, quantidades não regulamentadas de certos produtos e até pequenas quantidades de água para aumentar o volume do combustível e torna-lo mais barato para a venda.

Mas nem sempre casos de combustível adulterado ocorre somente com combustível barato, é importante verificar se o posto vende combustível fiscalizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

No caso da gasolina comum, de acordo com a Royalfic, regulamentados pela ANP há a adição de 27% de etanol anidro com um grau de pureza mínimo de 99,3%, quando adulterada pode ocorrer a adição excessiva do próprio etanol ou enxofre . Já no caso do etanol, pode haver adição de água. Ao menor sinal de falha ao dar partida ou água escorrendo pelo escapamento é sinal de que foram adicionados quantidades acima do regulamentado no combustível, gerando danos causados por combustível adulterado.

Outro golpe que fica cada vez mais aperfeiçoado é a adulteração na bomba de combustível. Uma placa paralela é substituída na bomba para indicar uma quantidade diferente da que realmente está sendo abastecida no carro. Pode haver também a implantação de um sistema de retorno do combustível para as bombas. O aconselhável é sempre abastecer no mesmo posto, desse modo é mais fácil identificar caso haja fraude.

Danos causados por combustível adulterado

Além do prejuízo financeiro por comprar em combustível adulterado que leva a uma maior quantidade de abastecimentos, há os danos mecânicos do carro. Pode haver entupimento das bombas, peças ressecadas com maior frequência, comprometimento na mobilidade e no sistema de injeção eletrônica.

Denúncia

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) é o órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil, é responsável por assegurar que o combustível que chega ao mercado e ao consumidor seja de qualidade, portanto, caso suspeite de fraudes em postos de gasolina, o ideal é realizar uma denúncia à ANP pelo telefone 0800 970 0267.

Carros mais tecnológicos facilitam para saber mais informações sobre o carro, portanto, facilitam para identificar falhas. Caso você esteja pensando em trocar de carro, a carflix é a solução completa para comprar e vender, além de fazer a parte burocrática e ainda ter 1 ano de garantia pela empresa. Ficou interessado? Acesse https://www.carflix.com.br/

Photo by Skitterphoto from Pexels

Você também vai gostar
5 Aplicativos essenciais
Os 5 aplicativos essenciais para o seu carro.
Ar Quente
Dicas de como usar o ar quente do carro